julia mareco ⇄ artista
substantivo de dois gêneros
Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Laço de Boneca
Tipo de projeto
Escultura
Data
2021
Local
São Paulo
Medidas
110 x 68 cm
O contexto atual [contemporaneidade] caracteriza-se como um contexto complexo, múltiplo, indefinido, que toma rumos diversos, assim como o homem e mulher do nosso tempo, em crise, em transformação, em busca da autoafirmação e da prometida felicidade que o progresso não garantiu a todos.” (Nelcí Andreatta Kunzler).
A obra, que é composta de materiais relativamente simples, - uma moldura de quadro, mofada e suja, cordas simples de palha entrelaçadas, e brinquedos antigos de porcelana - se sustenta em uma provocação complexa. A iconografia do sofrer tem uma longa perseguição na história da arte.
Dor é uma constante nas variáveis humanas.
Figuras de anjos aparecem sufocadas na continuidade das linhas, revelando um macabro mapa de dor. Na atualidade, no Brasil, segundo a OMS, o suicídio é a 3° causa de morte mais comum entre crianças e jovens de 10 a 29 anos. Segundo especialistas, algumas das principais motivações para engatilhar a tragédia, se principalmente dá por pressões sociais constantes, falta de perspectiva no futuro desencadeada por políticas públicas incertas, falta de tratamento para doenças Socioemocionais, abuso de drogas, entre outros.
Contudo, são linhas da vida, curtas, desgastadas, sem acolhimento.
Quebradas, partidas, divididas.
O laço de boneca é trocado por um nó de corda tão rápido quanto um piscar de olhos. A morte da inocência, da juventude, e da esperança, faz nos refletir sobre as consequências do progresso irremediável, inconsequente.
Quem paga o preço?







