julia mareco ⇄ artista
substantivo de dois gêneros
Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Um ensaio sobre Resiliência
Tipo de projeto
Instalação / Escultura / Cerâmica
Data
Novembro de 2023
Local
São Paulo
Pensando nos conceitos físicos de tenacidade e resiliência, sendo o primeiro a capacidade do material de absorver energia externa até sua fratura, e o segundo, a capacidade do material descarregar essa energia aplicada e retornar a sua forma inicial. Começo a pesquisa com um planejamento quase ilustrativo sobre a ideia, e ao descobrir os apontamentos de Ingold, que disserta: se eu começo com um projeto, este que não dá espaço a coisa, tratando-a apenas como um material, um meio para um fim, acabo por desprezar o fazer. Portanto, ao reconhecer meu erro, faço o paralelo entre essa discurssão apontada por Ingold. Aquilo que fora planejado, estudado e esperado, e o descoberto, experimental. Uma peça trás a dureza do pensar artístico, em que não se respeita a materialidade em sua comunicabilidade, em seu fluxo de existência. E outra, que trás a comunicação da argila em diálogo com suas possíbilidades físicas. A argila, nesse ponto, entra não só como suporte, mas como detentora de sentido. Reconheço sua existência, a modifico, e respeito seus limites.
A argila é viva.
Em uma peça, ela não sofre alterações: é uma simulação artificial de adaptação. A segunda, é a de fato tenaz. O cruel processo da resiliência.
Partindo dessa perspectiva, os objetos transformados nos dão a experiência visual da brutalidade de um processo adaptativo. Em um mundo pós-moderno, pós-pandêmico, pós/pré guerra, somos levados diariamente a nosso limite. E ainda sim, continuamos.

















